Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Piracicabanos : Ivan Saidenberg



Ivan Saidenberg foi quadrinista, nascido em Piracicaba, em 12 de novembro de 1940. Faleceu em Santos em 2009).

Iniciou-se nos quadrinhos em 1960, juntamente com seu irmão, Luiz Saidenberg, fazendo HQs de terror e aventura  para as editoras Outubro, La Selva, Taika e Penteado. Como Luiz fazia as ilustrações, Ivan especializou-se em roteiros e argumentos, embora fosse também desenhista.

Em 1970 entrou para os Estúdios Disney da Editora Abril, onde ficou até 1985, escrevendo ao longo de sua carreira cerca de mil roteiros para diversos personagens, entre eles, Zé Carioca, Pato Donald, Peninha, Mickey e Pateta, e trabalhando ao lado de artistas como Renato Canini e Waldyr Igayara. Para os Estúdios Disney, criou o Morcego Vermelho, Morcego Verde (Zé Carioca), Pena Kid, Pena das Selvas, Penado (O Espírito que Desanda) e os primos do Zé Carioca, entre outros.

Criou também personagens próprios, como o piloto de corridas Va-Va-Vum (revista Crás) e Rei Napo, o Leão, sátira política ao governo de João Batista Figueiredo, publicada pelo jornal City News, de Campinas, onde morou de 1971 a 1988. Viveu ainda por dezesseis anos no Estado de Israel, onde ilustrou histórias infantis de autoria de sua esposa, Thereza.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezados, sou Lucila Saidenberg. Agradeço a homenagem e aviso que publiquei um livro sobre meu pai, que pode ser visto e comprado no link: https://www.clubedeautores.com.br/book/145087--O_Homem_que_Rabiscava

Edson Rontani Júnior disse...

Oi, Lucila. Obrigado por sua manifestação. Tenho saudade do desenho de seu pai. Lembra muito minha infância ! Parabéns !