Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

Rumo ao 40° Salão de Humor

* Edson Rontani Júnior, Erasmo Spadotto e William Hussar – presidente e vice-presidentes da Comissão Organizadora do 39°. Salão Internacional de Humor de Piracicaba

   Aberto dia 25 de agosto passado, o 39°. Salão Internacional de Humor de Piracicaba fechou suas portas no último domingo. Porém, a renovação do riso se estabelece a partir de agora uma vez que passamos a pensar em sua quadragésima edição que ocorrerá em 2013, sobre a presidência de Carlos Colonnese, um dos fundadores deste que é o mais longevo salão de humor do mundo e também um dos pioneiros no Brasil.
   A identidade local em sua organização foi mantida, nunca se esquecendo que esta é uma mostra globalizada, ou seja internacional, contando com inscrições provenientes de 64 países. Este foi, também, o Salão com maior número de obas expostas, totalizando 436 peças entre caricaturas, cartuns e tiras.
   Temos muito a agradecer as mais de 200 mil pessoas que visitaram as mostras principais expostas no Engenho Central e que também puderam ver as 26 paralelas oficiais levadas aos locais de grande circulação. Em Piracicaba, as paralelas foram levadas ao Poupatempo Estadual, o Terminal Rodoviário Intermunicipal, a Biblioteca Municipal, o Casarão de Turismo e outros pontos. O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebeu uma paralela a qual foi muito bem aceita pela Infraero.
   Esta edição foi a segunda em que os artistas puderam enviar seus trabalhos digitalizados por e-mail criando tremenda facilidade, pois, até 2010, tinham de ser encaminhadas na forma física. Houve também a preocupação em criar o regulamento não apenas em português e inglês, mas também em francês para o fácil entendimento de países do Oriente Médio e da África.
   O grande e eterno agradecimento a todos os envolvidos na 10ª. edição do Salãozinho de Humor, em especial aos professores, aos diretores de escolas e coordenações da Secretaria Municipal de Educação e Direção Regional de Ensino. O desenho artístico continua sendo uma excelente ferramenta de aprendizagem, de conhecimento lúdico e uma técnica que desponta novos talentos.
   Para esta edição, comemoramos dois novos prêmios, sendo o Prêmio Júri Popular Alceu Marozzi Righeto, com votação on line, e o Prêmio do Cartaz da 40ª. edição. Tivemos a terceira edição do prêmio temático que escolheu a Intolerância para expressar a repressão vivida na liberdade humana.
   Em nome da Comissão Organizadora, nossos sinceros agradecimentos à secretária da Ação Cultural, Rosangela Rizzolo Camolese, que marcou presença nas paralelas e mostras oficiais, demonstrando, além do profissionalismo, o verdadeiro amor pelo que faz. Também é importante destacar o papel e empenho de cada um dos componentes do CDEHU, coordenado por Eduardo Grosso, um artista de mão cheia.
   Cabe lembrar que este ano tivemos a participação de importantes personalidades no do processo seletivo, que avaliaram as mais de 3 mil inscrições. No processo de premiação algo que consolida o nome do Salão : foram convidados artistas que vieram da Alemanha, Itália e Ucrânia, cada qual esforçando um português, um inglês para que nós, piracicabanos, pudéssemos fazer do riso não uma Torre de Babel e sim uma linguagem universal de fácil entendimento. Que o Salão continue tendo longa vida !

Nenhum comentário: