Páginas

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Supermercados Brasil


   Décadas atrás, você ia a um supermercado (ou, como se chamava na época, mercadinho ou mercearia) e era acompanhado de um atendente que lhe seguia segurando o que você fosse comprar. Os produtos eram dispostos em prateleiras. Poucos possuíam gôndolas. Aquela pessoa é quem pegava e separava os itens que você fosse levar para casa. Muitas vezes irritavam o comprador que se sentia pressionado por ter alguém ao seu lado, tirando-lhe a liberdade na escolha.
   Inspirado pelo modelo norte-americano, os supermercado criaram o sistema "pegue-pague", em que você escolhia sua compra, colocava numa cestinha e passava no caixa. Mesmo assim, o assistente ainda existia alegando dar-lhe atenção, mas que, para o consumidor, dava a impressão de ser vigiado contra furtos ou roubos. O Grupo Pão de Açúcar chegou a ter algumas lojas da Rede Peg-Pag, mostrando em terras tupiniquins uma modernidade em uso nos Estados Unidos desde os anos 1950. A partir dos ano 1980, isso cai em desuso, embora me lembre ainda das mocinhas da Lobrás da rua Governador Pedro de Toledo que me perguntavam "posso ajudar?" durante minhas compras de balas por quilo. A Lobrás era um atacadista essencialmente brasileira. Foi uma das primeiras lojas de departamento de Piracicaba. Situava-se onde está hoje a Hummanitarian entre as ruas Dom Pedro II e Rangel Pestana. Esse "posso ajudar?" me inibia. Com meus 10 ou 12 anos, era louco pelas balas, pelos LPs e pelas revistas da EBAL das quais gostava de passar vários minutos vendo suas capas. Estando ao lado, a auxiliar mais ajudava em desistir da compra do concretizá-la.Outro ponto importante era a lanchonete, situada ao lado direito, no fundo da loja. Algo que depois só vimos com a inauguração da Eletroradiobraz (atual Pão de Açúcar).
   Hoje, as gôndolas estão a nossa disposição e somos eternamente vigiados por câmeras ou seguranças a paisana ou uniformizados.
   Tudo isso começou com a iniciativa dos irmãos Ferrari, proprietários da Rede Brasil de Supermercado, que teve várias lojas na cidade e na região, transformando-se depois nos Supermercados Catarinense e depois fadados à falência devido ao surgimento de redes como Pão de Açúcar ou Lojas Americanas.
   Os irmãos Ferrari abriram em 1957 um empório na rua Governador Pedro de Toledo. Aí é que começou este que seria um próspero negócio. Antes, A eles montaram uma empresa de torrefação de café, em 1934.
   Lélio Ferrari e irmãos fundaram, em 1962, a rede do Supermercado Brasil, e implantaram o sistema pegue-pague de compras. Em agosto de 1974, Lélio faleceu e deixou a rede do Supermercado Brasil com 10 lojas e mais de 160 funcionários espalhados por toda a cidade e região.


A edição número 1 de A Tribuna Piracicabana, de 1° de agosto de 1974, comunicava o falecimento do criador da Rede Brasil de Supermercados

Nenhum comentário: