Páginas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

FM Alvorada e FM Educadora de Piracicaba


"O Diário de Piracicaba" de 9 de janeiro de 1980 noticiava que Piracicaba ganharia mais duas emissoras de Frequência Modulada, a Rádio Alvorada (hoje, Rádio Igreja Universal do Reino de Deus) e Rádio Educadora (hoje, Jovem Pan).

A matéria comentava que o Ministro das Comunicações Haroldo Mattos sancionou a concessão para as duas emissoras que já possuíam na cidade suas frequência em Amplitude Modulada desde os anos de 1959 (Alvorada, antes Rede Piratininga de Rádio e depois A Voz Agrícola de Piracicaba) e de 1967 (Educadora). A portaria foi autorizada um mês antes e publicada no Diário Oficial da União em 2 de janeiro de 1980. Ambas eram consideradas emissoras classe B, com autorização para emissão de sinal com até 5 mil watts de potência. É bom lembrar que dominavam a cidade a Rádio Andorinhas de Campinas e a Rádio Difusora de Piracicaba FM. Os rádios sintonizavam também a Rádio Cidade de Amparo e a A Rádio Clube 95,5 de Rio Claro. 

Educadora e Alvorada solicitavam desde 1977 um lugar no dial da F.M. Ambas teriam até dois anos para instalar as respectivas frequências, sendo que a Alvorada FM começou suas atividades em 1982. As duas estudavam a colocação de uma antena no bairro Capim Fino (hoje Uninorte, próximo a fábrica Hyundai Motors CO.) que, segundo Francisco da Silva Caldeira, diretor da Alvorada, era um ponto privilegiado pois estava a 580 metros com relação ao mar. A reportagem destacava a atuação do deputado estadual Jairo Ribeiro de Mattos com empenho para conseguir as concessões. Jairo é marido de Ana Maria Meirelles, cujo pai, Nelson Meirelles, fundou a rádio Educadora.

A Alvorada FM tornou-se 97 FM, depois Antena 1 e Rádio Transamérica tendo alugada sua frequência nos anos 90 para a Igreja de Edir Macedo.

Foto: reprodução de edição de "O Diário" pertencente ao acervo do Instituto Martha Watts

Nenhum comentário: