Páginas

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Tatuzinho S.A.: história ligada ao desenvolvimento da cidade


A empresa D’Abronzo Sociedade Anônima, responsável pela fabricação da aguardente mais famosa no Brasil para muitos piracicabanos, foi uma empresa que honrou as tradições da cidade, levando o nome de nosso município para grande parte do Brasil e, até mesmo, para o exterior. A D’Abronzo S.A. foi fundada em 1909 pelo imigrante italiano Paschoal D’Abronzo.

No início das atividades, a indústria de Paschoal produzia apenas “xaropes, licores, refrigerantes e vinhos”, como mencionam Guilherme Vitti e Leandro Guerrini no livro “Piracicaba – Noiva da Colina”. Após o ano de 1948, a empresa se especializou na fabricação da aguardente, que desde então criou o seu principal produto: a caninha Tatuzinho.


De 1909 a 1967, quando a empresa ainda pertencia a família D’Abronzo, a indústria atingiu o auge do seu sucesso, com estratégias de marketing arrojadas. A Tatuzinho passou a apoiar programas de auditórios nas rádios e a divulgar sua marca na imprensa escrita e televisionada, como é possível visualizar em comercial veiculado pelas TVs Tupi e Record: Comercial Tatuzinho

“Sem qualquer demérito à anterior denominação, representativa de um patrimônio dos mais ilustres e a cujos membros deve a empresa a situação de realce a que chegou e, inclusive, a sua própria fundação, mas que representa uma despersonalização necessária aos desenvolvimentos dos negócios.” (Portal do Empreendedorismo - ACIPI)


Nenhum comentário: