Páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Bento Dias Gonzaga



Fecha aspas...pelo acendrado amor à Democracia e pelo respeito que nos merece o povo, especialmente as laboriosas classes responsáveis pelo vertiginoso progresso da Nação, ocupamos hoje a tribuna deste augusto Parlamento para tratar de um assunto de profunda gravidade e que precisa ser focalizado com coragem e objetividade.
Vive a Nação momentos de angústias e de incertezas. O suborno, a corrupção e a irresponsabilidade continuam a infeccionar o já combalido organismo do País. Denúncias, as mais graves, desesperam e desiludem uma grande parcela do povo, que, a despeito de tudo, ainda acredita no regime, na Democracia e em seus apologistas. Entretanto, Sr. Presidente, se o Poder Legislativo, que é a representação direta e permanente do povo, no organismo político da Nação, não exercer, diuturnamente, vigilância dos atos dos nossos homens públicos, estará, desgraçadamente, contribuindo para a imediata falência do regime.
São Paulo, o Estado líder da Federação, sofreu também, e até com maior intensidade, do mesmo mal que afetou toda a máquina administrativa e política do País. Homens públicos, altos funcionários do Estado,  políticos  dos  mais  influentes  e das mais  variadas  agremiações  políticas,  servindo-se  dos cargos  que  foram  confiados  pelo  Poder  Executivo  e  pelo povo,  praticaram  as  mais r evoltantes  e  cínicas  negociatas...Fecha aspas
Deputado BENTO DIAS GONZAGA, aos 30 anos, do Partido Social Progressista – PSP
Discurso proferido na 13ª Sessão Ordinária, em 31 de março de 1955

Nenhum comentário: