Páginas

domingo, 24 de abril de 2016

Cerimônia marca os 113 anos da Guarda Civil de Piracicaba


Os 113 anos de fundação da Guarda Civil de Piracicaba serão comemorados na próxima segunda, dia 25/04. A cerimônia está marcada para às 9h, na sede de corporação, na rua Benedito Bonzon Penteado, 645, no bairro Verde, com a presença do prefeito municipal, Gabriel Ferrato, do comandante da corporação, capitão Silas Romualdo, e demais autoridades. Na ocasião será entregue o novo prédio que abriga a academia e arquivo, e feita a denominação da academia com o nome de Guarda Civil João Miguel Arvaje, falecido em 2014 (leia abaixo). A data também será marcada por homenagem ao Dia Municipal do Guarda Civil e terá a tradicional exposição de fotos antigas.

O INÍCIO - A história da Guarda Civil de Piracicaba teve início no começo do século passado. Piracicaba já convivia com a problemática da violência causada pelo rápido crescimento populacional que se instalava no município. De acordo com o blog do SindGuarda (Sindicato dos Servidores Guarda Civil Municipal de Piracicaba), em 25 de abril de 1903, a Câmara Municipal, então presidida por Paulo de Moraes Barros, apresentou um projeto de criação do Corpo de Guarda e Polícia Municipal, baseado no artigo 58 da Lei n. 16, de 13 de novembro de 1891.

Entre 1905 e 1913, quando o município tinha como prefeito Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, foi criada a primeira diretoria. No final do ano de 1956, sob a gestão de Luciano Guidotti, é criada a já idealizada Guarda Noturna Municipal de Piracicaba que, em novembro de 1969, virou Guarda Municipal. O prefeito era Cássio Padovani, que nomeou como presidente da corporação o major José Autgno Ferreira e comandante o primeiro sargento de Polícia Militar Frederico Ciappina Netto.

Comandaram a Guarda Municipal, na sequência, o capitão Alfredo Mansur, Antonio Herculino Correia e Antônio Ricardo Sanches. Em 1990, a GM é transformada em Guarda Civil (GC) e passa a ter, unicamente, um comandante na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas. Comandaram a Guarda Civil o primeiro tenente Paulo de Castro, novamente Antônio Ricardo Sanches. O capitão Silas Romualdo assumiu em 2005 e permanece no cargo desde então.

“É uma instituição sólida e necessária para cuidar do patrimônio municipal e também da segurança das famílias piracicabanas. Os investimentos em pessoal e material têm possibilitado o combate à violência e à criminalidade em nosso município”, observa Romualdo.

De acordo com o comandante, nos últimos anos aconteceram diversas inovações estruturais, como a criação do Grupamento Escolar, Pelotão Ambiental, Pelotão Feminino, Grupamento Ciclístico, Grupamento Rural, Base Móvel, Central de Monitoramento Eletrônico, Grupamento Motociclístico e Canil, Grupo de Apoio, Rádio Patrulhamento e Central de Monitoramento e Telecentro. A Guarda Civil do Município de Piracicaba possui efetivo de 420 componentes (69 feminino e 351 masculino).

Nenhum comentário: