Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Edifício Engenheiro Manoel Hermínio Paquete


   O Edifício Engeheiro Manoel Hermínio Paquete é o prédio onde situa-se a SEMUTTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), anteriormente, estação da Empresa Sorocabana de Transportes Férreos. A denominação ocorreu por força do decreto municipal número 9.576 de 28 de agosto de 2001. O descerramento da placa, entretanto, só ocorreu em 9 de junho de 2015.

   Paquete era africano e engenheiro e foi o responsável pela construção da Estação da Sorocabana, construída sobre uma antiga estação situada ao lado do terminal de cargas, onde hoje se encontra o TCI.

   O engenheiro nasceu em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, na Guiné, África Ocidental, região colonizada pelos portugueses entre 1845 e 1975. Nasceu em 21 de junho de 1894 e faleceu em 15 de maio de 1992. Foi a Portugal onde estudou engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, formando-se em 1924. Veio ao Brasil em 1928 trabalhar como desenhista técnico e topógrafo  para a Sociedade de Desenvolvimento de Interlagos. Um ano depois, em 1º. de setembro de 1929, entra na Estrada de Ferro Sorocabana, atuando como auxiliar, assistente técnico, chefe de linha e chefe de projetos. Muda para Piracicaba em 1943 onde projeta e constrói o prédio da Estação Sorocabana.

   A estação da Sorocabana foi criada no largo utilizado pela ferrovia que, por sua vez, foi inaugurada em 6 de janeiro de 1885. Ela foi criada quando houve transferência do ramal ferroviário da Estação Ituana situada no bairro Alto, onde encontra-se hoje a Escola Estadual Dr. Alfredo Cardoso, próximo ao Estádio Barão de Serra Negra. Ela mudou deste local para a margem direita do Córrego Itapeva que seria canalizado a partir de 1957.




Nenhum comentário: