Páginas

domingo, 12 de março de 2017

CInemas em Piracicaba



Os cinemas em Piracicaba surgiram através de teatros. No início do século passado, além de apresentações e peças, os teatros também serviam para exibição dos filmes. As grandes produções de Hollywood eram cartaz do Teatro Santo Estevão e do Teatro São José.

Os primeiros cinemas locais foram o Íris e o Ideal, ambos construídos na década de 1920. O Ideal passou por reformas e tornou-se o Politeama situado onde encontra-se o Banco Itau na praça José Bonifácio.

Em 1954, Francisco Andia inaugurou o Cine Colonial (situado na rua Benjamin Constant quase esquina da rua Prudente de Moraes) e o cine Rivoli (rua Benjamin Constant entre as ruas XV de Novembro e Rangel Pestana). Em 1957 Andia inaugura o Cine Paulistinha, na rua Benjamin Constant algumas quadras da avenida São Paulo. O mesmo empresário inaugurou em 1962 o Cine Plaza situado no térreo do Edifício Comurba, na praça José Bonifácio onde hoje está o Poupatempo Estadual. Logo perto, na rua São José, entre a praça José Bonifácio e a rua Alferes José Caetano existia o Cine Brodway reinaugurado em 1981 como Cine Tiffany. No mesmo ano é inaugurado o Cine Arte, situado na rua Santa Cruz, anexo ao Teatro Municipal dr. Losso Netto.

A foto acima é de Marcelo Germano publicada no Jornal de Piracicaba em 6 de maio de 1992.


Nenhum comentário: