Páginas

terça-feira, 16 de maio de 2017

Ponte Irmãos Rebouças



   A Ponte Irmãos Rebouças, mais conhecida por Ponte do Mirante, foi criada na intenção de ligar uma linha férrea de Piracicaba a Limeira. Ela foi inaugurada em 15 de maio de 1875, sendo a primeira ponte de concreto armado do país.
   Os responsáveis pela obra foram os irmãos Rebouças, por isso esta denominação. Eram dois os irmãos: Antonio Pereira Rebouças Filho (1839-1874) e André Pinto Rebouças (1839-1874). Eram negros e tiveram a chance de viajar para a Europa onde se aperfeiçoaram em engenharia civil. Foram dois desbravadores na época, já que havia grande preconceito com relação aos negros escravos e seus descendentes. 
   Na época Piracicaba contava com 8 mil habitantes e "5.400 escravos". Existia uma ponte que ligava o Centro a Vila Rezende, situada na mesma localidade onde está a ponte. Porém, ela era de madeira e necessitava constantemente de reparo devido ao aumento da vazão do Rio Piracicaba.
   Várias empresas de trem estudaram o prolongamento da linha férrea de Piracicaba levando-a a Limeira. As Companhias Paulista, Ituana, Sorocabana e Mogiana iniciam uma disputa que foi saudável para a evolução da cidade. A Paulista contratou Antonio Rebouças para a direção técnica da obra. Os serviços foram iniciados mas ele não vê a conclusão da obra, já que falece em 24 de março de 1874, aos 34 anos, devido à malária.
   A ponte foi finalizada em 15 de maio de 1875 mas sua efetiva utilização ocorre dois anos depois. A Companhia Paulista desiste da ideia e quem passa a explorar sua utilização é a Ituana que acaba fundida com a Companhia União Sorocabana cuja estação situava-se onde encontra-se hoje o Terminal Central de Integração. 
   Os trens circulavam pelo lado direito da ponte sentido Centro-Vila Rezende. Partiam para onde está a avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira e partiam para Ártemis. Circularam até 1971 quando o prefeito Adilson Benedito Maluf aproveita a estrutura e faz uma ponte de concreto para veículos. 

Nenhum comentário: